-
Início
-
Freguesia
-
Junta de Freguesia
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Junta de Freguesia paticipa na homenagem aos Pescadores realizada pelo NAPESMATE
Junta de Freguesia paticipa na homenagem aos Pescadores realizada pelo NAPESMATE







#cultura #vivermatosinhos #diadopescador
A Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, o Presidente da Junta, Pedro Sousa e Paulo Ferreira e Fernando Monteiro, membros do executivo, juntaram-se hoje, aos responsáveis do Núcleo dos Amigos dos Pescadores de Matosinhos, para homenagear os Pescadores de hoje e do passado.
Durante a manhã, foram depositadas coroas de flores no Mausoléu do Mártir de São Sebastião, localizado no Cemitério de Sendim, em Matosinhos e salientada, pelos autarcas, a importância deste sector económico no desenvolvimento da cidade.
Neste dia que se comemora o Dia do Pescador está ainda previsto no programa comemorativo a apresentação do documentário “Portugal tem lata”, que aborda um verdadeiro caso de estudo e de sucesso em todo o mundo, a história ao longo de cerca de dois séculos e o papel da indústria conserveira portuguesa, com particular destaque para Matosinhos que, em tempos, foi o maior porto de pesca do mundo e o maior centro conserveiro do planeta.
João Trabulo e o historiador Joel Cleto irão apresentar o documentário, que teve a participação das técnicas de arquivo e fotografia da Autarquia, assim como de responsáveis e operários das fábricas de conservas Pinhais, Ramirez e Portugal Norte.
No final da sessão, haverá ainda lugar à degustação de conservas produzidas no concelho.
O programa de comemoração do Dia do Pescador terminará pelas 18 horas com a reabertura do Núcleo Museológico do Mar, do NAPESMATE, na antiga Escola do Bairro dos Pescadores, após obras de beneficiação, a cargo da edilidade.
Este núcleo museológico criado em 2012, tem como missão central estudar, preservar e promover a memória dos pescadores de Matosinhos. A exposição permanente visa dar vida e conservar memórias, com a mostra de objectos que fizeram parte do “modos vivendi” de tempos passados na comunidade dos pescadores matosinhenses, doados por estes ou seus familiares ao NAPESMATE.