-
Início
-
Freguesia
-
Junta de Freguesia
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- M Film Festival
M Film Festival
Matosinhos foi palco da 1ª edição do M Film Festival, um festival de filmes de 1 minuto que decorreu a 31 de maio no Orfeão de Matosinhos.
Integrada na programação das Festas do Senhor de Matosinhos, a 1ª edição desta iniciativa contou com uma forte adesão quer do público quer ao nível das inscrições, com 570 inscrições provenientes de 70 países. Destas, foram selecionados 63 filmes de 38 países sendo que 14 foram estreias mundiais, 10 estreias europeias e 29 estreias em Portugal.
O festival atribuiu prémios monetários para os melhores filmes em dez diferentes categorias. Ao prémio de Melhor Filme foi atribuído o nome do Prof. Cunha e Silva, em homenagem a um homem que marca a cultura de Matosinhos e que foi presidente do Orfeão de Matosinhos até há bem pouco tempo.
Refira-se que os filmes de 1 minuto não são trailers e podem ser mais difíceis do que produzir uma curta-metragem. Trata-se de um conceito de filme já com vários festivais internacionais dedicados em exclusivo ou com categorias próprias para este tipo de filme e que, em Portugal, começa a ganhar o seu espaço. Ainda não há uma definição oficial para este tipo de filme, podendo-se considerar que é uma nano-metragem, se definirmos a micro-metragem como filmes de duração entre 1 e 5 minutos e a curta-metragem a partir de 5 minutos.
Os prémios foram atribuídos por um júri composto por Rui Jorge Oliveira, ator e membro da direção do Orfeão de Matosinhos, João Antunes, funcionário da Cinemateca Nacional, colaborador do Jornal de Notícias e elemento do júri da Crítica em festivais como Cannes, Berlim ou Guadalajara, Dawn Westlake, realizadora, presidente da Ron de Cana Prods, Inc. in Los Angeles e participou como júri em vários festivais em Itália, França e EUA, Azedin El Ouafi, Diretor do Cap Spartel Film Festival (Tânger, Marrocos) e elemento de Júris em festivais de cinema em Marrocos, Emirados Árabes Unidos e na Holanda, e António Venda Lopes, técnico da Câmara Municipal de Matosinhos (Arquivo Fotográfico).
A ideia do Festival é do cineasta matosinhense André Almeida Rodrigues, com produções premiadas e exibidas em todo mundo.
André Rodrigues cumpre, assim, o desejo do Orfeão de Matosinhos de realizar um evento deste género no concelho e o seu próprio desejo de “trazer cinema mundial até Matosinhos”, sobretudo filmes com a duração de um minuto.
O M Film Festival teve organização do Orfeão de Matosinhos, com o apoio da ANCIMA (Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos), Câmara Municipal de Matosinhos e da União de Freguesias Matosinhos e Leça da Palmeira.
Veja aqui a lista dos premiados:
- Melhor filme – Prémio Prof. Cunha e Silva
Um - Roman Sinitsyn (Rússia)
- Melhor filme português
Pedras no Caminho - Diogo Pessoa Andrade (Portugal)
- Melhor Ação
O Leo nunca desiste - Balint Klopfstein-Laszlo (Hungria)
- Melhor animação
Ursinho de Peluche - Hermes Mangialardo (Itália)
- Melhor filme experimental
Filme em loop 31: Shisendo - Michael Lyons (Japão)
- Melhor realizador
Simón Franco (Paraguai) por Sequelas
- Melhor jovem realizador
Ashesh Luitel (Nepal) por Erro de ligação
- Melhor argumento
Regresso a casa - Arkus (Emirados Árabes Unidos)
- Melhor ator
Christian Deckerbach (Argentina) por Um dia normal
- Melhor atriz
Leah Doz (Canadá) por Morder e Sorrir
(fonte CMM)