-
Início
-
Freguesia
-
Junta de Freguesia
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Salão Nobre Guilherme Pinto "Ouviu" Matosinhos
Salão Nobre Guilherme Pinto 'Ouviu' Matosinhos









Decorreu ontem, no Salão Nobre Guilherme Pinto (edifício da Junta de Freguesia, em Matosinhos) a penúltima edição do ciclo de debates "Ouvir Matosinhos" Tal como têm sido referido pela autarquia, dois anos depois de assumir funções como Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro quer “prestar contas” à população sobre o que foi feito até hoje e o que está previsto para o território até ao final do mandato autárquico.
Assim, durante o mês de novembro, e aproveitando o momento em que se complementa o Plano de Atividades e Orçamento para 2020, a Presidente da Câmara de Matosinhos têm percorrido as antigas dez freguesias, ouvindo as preocupações e recolhendo os contributos de todos.
Na noite de ontem, segunda-feira, o Salão Nobre encheu-se na sua totalidade para dar voz a todos os intervenientes, tendo sido explanadas várias questões, e apontadas diversas propostas para valorizar o território.
Esta sessão contou com a participação de Pedro Sousa, Presidente da Junta e a moderação de Henrique Calisto, ex-autarca. No momento de abertura, o Presidente da Junta fez questão de congratular a autarquia pelo esforço realizado na promoção da proximidade entre os órgãos autárquicos e os cidadãos e relevou o papel da Presidente da Câmara que “em dois anos têm demostrado claramente que é uma autarca de terreno, que conhece muito bem a realidade da sua cidade e que tem liderado um período de desenvolvimento notável em Matosinhos”.
O Plano de Mobilidade e Transportes, a Estratégia Local de Habitação ou a Bolsa de Cuidadores foram temas em destaque, e que foram aprofundados por Luísa Salgueiro, Numa apresentação prévia ao debate foi manifestamente revelado a intenção da autarquia de continuar a aposta na sua qualidade e dotar o concelho com uma capacidade de resposta cada mais eficiente. Posteriormente foram abertas as rondas de intervenção.
Neste período de participação pública, a rede de transportes e e acessibilidades, o estacionamento e policiamento citadino, o novo Plano Diretor Municipal, o novo concurso para a concessão de transporte público da Área Metropolitana do Porto, ou a instalação de novas empresas foram assuntos que mereceram reflexão. Destacar ainda a limpeza e recolha de resíduos um tem também com grande expressão, onde foi defendida a necessidade de uma vigilância superior, sendo o impacto desta atividade bastante importante para uma cidade cada vez mais “verde” em harmonia com o ambiente. O ciclo “Ouvir Matosinhos” encerra hoje, com a último debate marcado para as 21h30, no Centro Franciscano de Leça da Palmeira.
A Junta de Freguesia convida-o a marcar presença e a participar nesta sessão.