-
Início
-
Freguesia
-
Junta de Freguesia
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Ser Maior em Matosinhos junta parceiros da Rede Social para apresentar programas dedicados à terceira idade
Ser Maior em Matosinhos junta parceiros da Rede Social para apresentar programas dedicados à terceira idade
#jfmatosinhosleça NOTÍCIA I "Ser Maior em Matosinhos" junta parceiros da Rede Social para apresentar programas dedicados à terceira idade.
A Junta de Freguesia promoveu, ao longo do dia de ontem, a iniciativa “Ser Maior em Matosinhos”, um encontro temático da Rede Social, organizado pela Comissão Social de Freguesia de Matosinhos, onde marcaram presença vários parceiros, para apresentar e discutir alguns dos melhores projectos, atualmente em curso no concelho.
Esta sessão incidiu sobretudo sobre o tema da terceira idade, tendo sido realizados vários painéis de debate, workshops e sessões de esclarecimento.
A manhã arrancou com a sessão de abertura, que contou com as presenças de Ângela Miranda, Vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos e Paulo Ferreira, membro do executivo desta Junta de Freguesia.
Posteriormente, foi aberto o 1º Painel – “Serviços Municipais para Seniores”. Neste foram apresentados os projectos “Conselho Consultivo Sénior”, "Cartão Matosinhos Sénior", "Matosinhos a Cuidar" e "VEM - Voluntariado de Proximidade", por Rui Andrade, técnico da Câmara Municipal de Matosinhos e o Programa "Matosinhos Ativo", por João Regufe, responsável pela Divisão das Piscinas da Matosinhos Sport.
Depois das respectivas apresentações e de um período destinado a perguntas e respostas, tiveram lugar os Workshops “Sexualidade sem Idade”, promovida por Nuno Teixeira, técnico da Ass. para o Planeamento para a Família e Paula Allen, técnica da Ass. Plano i, bem como, “Cuidar Sentindo”, liderada pela técnica Mariana Magalhães da Ass. Baptista Ágape, e Cristina Vilarinho, enfermeira da UCCM, ULSM.
Durante o período da tarde, teve lugar 2º painel – “Matosinhos a Intervir na..” que arrancou com a excelente apresentação do grupo coral “Os Triunfadores”, um dos projectos que integram o programa das Vivências Seniores desta autarquia. Ainda neste quadro foram realizadas sessões de esclarecimento sobre segurança, liderada por Abel Afonso, chefe coordenador do MIPP da PSP Matosinhos, sobre Habitação, que contou com a participação de Tiago Maia, administrador executivo da Matosinhos Habit, e ainda, sobre Saúde Mental, liderada por Cristina Vilarinho, da UCCM, ULSM.
O último painel – “Boas Práticas de Proximidade” contou com a participação de Diana Moreira, técnica da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, que apresentou o programa “Vivências Seniores”, de Inês Tavares, técnica da Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Sta Cruz do Bispo, que apresentou o programa “Passear em União”, de Susana e Liliana Pereira, técnicas Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua, que apresentaram o programa de cozinha terapêutica “Já cheira a Esturro” e por fim, de António Vilas, responsável da Universidade Sénior Ser+ e que apresentou os principais programas que esta unidade enquadra.
A Junta de Freguesia agradece a todos os parceiros presentes nesta iniciativa, bem como, a Maria Cândida Mendonça, Maria Manuela Rodrigues e Carmim Cabo, participantes das Vivências Seniores e do Conselho Consultivo Sénior, pela excelência na moderação desta sessão.
#redesocial #vivermatosinhosleça #juntosavalorizaracidade




