Outono Cultural devolve coruja da torres à Natureza

#Voutonocultural
No âmbito do V Outono Cultural, decorreu, na passada sexta-feira, 26 de outubro, na Casa do Bosque (Quinta de Santiago) a sessão " Mochos e Corujas - Mitos e Superstições.
Esta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia teve como parceiro o parque Biológio de Gaia, e pretendeu refletir sobre as lendas, histórias e superstições associadas as aves de rapina nocturnas. Muitas vezes vezes ligadas ao mundo oculto, tem sido para várias civilizações símbolos de saberia, mistério, inteligência, prosperidade.
A sessão teve como palestrante Sara Lóio, colaboradora do Parque Biológico de Gaia e contou com várias presenças, em destaque, Manuela Galante e Paulo Ferreira, membros do executivo, Rosário Lóio, Comissária do V outono Cultural e António Cunha Silva, figura que já colaborou em anteriores edições do Outono Cultural.
No final, foi ainda realizada a devolução de duas corujas das torres à natureza. Depois de terem sido acolhida pelo Parque Biológico de Gaia, estas aves de rapina, agora saudáveis, foram soltas nos jardins da Casa de Santiago. O parque Biológico de Gaia é centro permanente de educação ambiental que dá a conhecer os ecossistemas da região.
Os seus 35 hectares incluem um circuito de descoberta e interpretação da natureza. Para além de receber, tratar e devolver animais selvagens à natureza, o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia (CRF-PBG) tem um importante papel na sensibilização dos cidadãos para conservação da vida selvagem e da diversidade biológica.