72º Aniversário do Naufrágio de 1947

A Junta de Freguesia marcou hoje presença na homenagem ao 72º Aniversário do naufrágio de 1947, realizada pela Ass. dos Pescadores Aposentados de Matosinhos( APAM)
Para assinalar esta data que marcou a vida e a história dos pescadores de Matosinhos, a APAM realizou uma eucaristia presidida pelo Revº Padre, Emanuel Brandão, Pároco de Matosinhos.
Posteriormente, seguiu-se uma romagem ao monumento "Tragédia no Mar", localizado, na marginal de Matosinhos, onde foram depositadas coroas de flores e proferidas algumas palavras em memória dos 162 pescadores que pereceram neste naufrágio.
Recorde-se que o Naufrágio de 2 de Dezembro de 1947 é considerado o maior desastre marítimo ocorrido na costa portuguesa. Nesta data naufragaram entre a aguda e Leixões várias traineiras, deixando 72 mulheres viúvas e cerce 152 crianças órfãs.
Por último, destaque ainda para as presença do Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Sousa, Paulo Ferreira e Fernando Monteiro, membros do executivo, o Patrão-Mor, 1º Tenente Coelho, Joaquim ventura da Ass. das Colectividades do Concelho de Matosinhos (ACCM) e representantes da da comissão administrativa do Mártir de São Sebastião e do Núcleo de Pescadores de Matosinhos (Napesmate).
#vivermatosinhosleça #juntosavalorizaracidade